27/11/2013

ABCD MAIOR: Dia do Conércio Eletrônico Terá Descontos de Até 70%

O evento conhecido como Black Friday, de venda apenas pela internet, acontece no dia 29 de novembro, com mais de 120 empresas brasileiras. A previsão é comercializar R$ 340 milhões, 50% a mais em relação a 2012. Conforme o portal Busca Descontos, devem ser realizados mais de 850 mil pedidos. No entanto, cuidado para não ser enganado com a aparência do desconto.

A expectativa do organizador do evento, Pedro Eugenio, é de que produtos eletrônicos, de informática, celulares, eletrodomésticos, moda e games sejam os mais procurados.

Uma das participantes, a Maganize Luiza, terá mais de 3 mil itens com descontos de até 70%. O diretor de comércio eletrônico da rede, Decio Sonohara, confirma que informática, telefonia e eletrônicos têm uma procura mais elevada e que, a cada ano, o evento ganha mais destaque. “Essa data é aguardada por cada vez mais clientes e figura entre datas importantes do varejo”, disse.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico é a responsável pela autorregulamentação do Código de Ética para o evento e as lojas participantes se comprometem a anunciar ofertas reais. Porém, no ano passado, alguns empresários elevaram os preços na véspera para depois dar falsos descontos, o que ficou conhecido como black fraude.

Precauções

Para evitar esse e outros problemas, o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, alerta para alguns cuidados de modo que o impulso da compra não se transforme em dívidas. “Para comprar adequadamente você precisa saber se efetivamente precisa do produto, se tem dinheiro e certeza de que o consumo vai te agregar algo”, explica.

Domingos chama a atenção sobre a compra consciente e o cuidado com o impulso das promoções e consumismo descontrolados que podem levar as pessoas a se endividarem. “Temos muitas contas para pagar no começo do ano, haverá outras necessidades no decorrer do ano e o impulso pode levar a um desequilíbrio financeiro”.

Por outro lado, se o produto já era previsto e a pessoa tem a oportunidade de um bom desconto, o educador financeiro acredita que seja uma oportunidade. “Para verificar se o desconto é real, é necessário pesquisar preços com antecedência”.

O Instituto Sieve será responsável pela identificação da veracidade das ofertas. Já o site ReclameAqui, cederá um canal exclusivo para quem quiser denunciar ou reclamar. O Black Friday é outro modismo importado dos EUA e lá ocorre após o dia de Ação de Graças.

Fonte: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=55386

voltar

Cadastre-se e concorra agora mesmo.

*Campos Obrigatórios

Categorias