30/11/2015

Black Friday 2015 bate recorde de vendas

A edição 2015 do maior evento de promoções da internet superou todas as expectativas do mercado. Segundo dados da ClearSale, as vendas no dia 27 de novembro totalizaram mais de R$1,5 bilhão de reais. O número é 76% maior do que em 2014, quando o Black Friday vendeu R$872 milhões de reais em produtos. Apesar da crise econômica do país, o ticket médio foi de R$492, o que representa um aumento de R$76 em relação ao ano anterior.




 

   Perfil do cliente

São Paulo e Rio de Janeiro figuram no topo da lista de cidades que representaram maior faturamento, seguidas por Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. As categorias de eletrodomésticos, celulares, eletrônicos, informática e móveis foram as que mais venderam produtos.

Neste ano, houve uma leve diferença na quantidade de compras feitas por homens e mulheres. Dessa vez, o número foi de 46,8% de vendas feitas para o sexo feminino e 53,2% para o sexo masculino. Em 2014, os números foram de 48,9% e 51,1%, respectivamente. Já em relação à idade do consumidor, a maioria das vendas foi feita para pessoas entre 31 e 40 anos, representando 33% do mercado, seguida por pessoas de 41 anos ou mais (29%), pessoas entre 23 e 30 anos (28%) e jovens de até 22 anos (10%).





Reclamações

De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, desde o início do Black Friday no Brasil, essa foi a primeira edição em que foi constatada uma queda no número de reclamações. Em 2014 foram mais de 12 mil, e nesse ano, 4.400 denúncias de problemas variados, como propaganda enganosa, divergência de preço, e problemas para finalizar a compra. A categoria de informática liderou a lista de reclamações, com 524 queixas.

 

Você sabia que a nossa equipe gerou um infográfico com todos os dados mais relevantes do evento desse ano? Sim, e ele já disponível para download. Basta clicar no botão abaixo.

 

 

voltar