23/08/2013

Black Friday nos EUA: Como acontece?

Black Friday 1

O Black Friday norte-americano é a data oficial em que o comércio pretende atingir picos de vendas para a temporada do Natal, que se inicia imediatamente após o BF. Ocorre sempre no dia seguinte ao Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), um dos feriados mais tradicionais do país, no qual as famílias se reúnem para uma farta ceia cujo prato principal é o peru (tradição muito relacionada ao nosso Natal).

O que as pessoas fazem?

Por conta do feriado de Ação de Graças, geralmente as empresas liberam seus funcionários para estender o feriadão. Esses funcionários ganham folgas trabalhistas ou descontam um dia de suas férias. É muito comum haver folgas de todo corpo trabalhista de várias empresas. Os “folguistas” utilizam esse tempo para viajar para a casa de famílias que ficam distantes, sair para conhecer novos lugares ou aproveitar para agilizar as compras do Natal. Muitas lojas acabam focando na promoção de produtos relacionados ao Natal, como os brinquedos, por exemplo.

Black Friday é um Feriado?

O Black Friday não é um feriado nacional. No entanto, alguns países já adotam o evento como feriado facultativo. Ou seja, praticamente só as lojas varejistas funcionam nesse dia atípico, com grande movimentação nesses estabelecimentos. O sistema de transporte também funciona normalmente, sem grandes mudanças significativas. Nas lojas que aderem o Black Friday, é comum estenderem o horário de funcionamento. O tráfego de carros gera algumas inconveniências, sobretudo durante as primeiras horas da ação.

Conhecendo Mais a Fundo

Existem duas teorias mais proeminentes sobre as razões pelas quais o Black Friday foi assim intitulado. A primeira delas diz respeito às marcas pretas que as rodas dos veículos deixaram nas principais vias da cidade durante uma das primeiras edições do evento varejista. Ou seja, o “black Friday” estaria relacionado às marcas pretas das pistas. A outra teoria, tão popular quanto a primeira, diz respeito aos jargões dos empresários. Os lucros, para esses profissionais de mercado, são representados pela cor preta. O Black Friday é o dia em que as lojas saem do vermelho para a cor preta em suas receitas.

E no Brasil?

O Black Friday Brasil acontece desde 2010 como evento online. O site Busca Descontos traz, pela quarta vez consecutiva, um dia de ofertas das principais lojas do e-commerce nacional. Em 2013, esse dia está marcado para o próximo 29 de novembro.

voltar

Cadastre-se e concorra agora mesmo.

*Campos Obrigatórios

Categorias