09/08/2013

Black Friday Summit - Parte 1

Black Friday Summit

No dia 8 de agosto, aconteceu em São Paulo o Black Friday Summit, evento para orientar diversos setores para participação no Black Friday Brasil, já reconhecida como a data mais lucrativa do e-commerce brasileiro. Diversos representantes dos principais players do comércio eletrônico, empresas de tecnologia, logística e até sites de reclamações estiveram presentes como palestrantes ou participantes de mesas redondas.

O Black Friday Summit fez parte da programação do Digital Week ESPM, evento que discute as atuais tendências de marketing digital e e-commerce em programação que foi de 3 a 9 de agosto. Organizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, o Digital Week tem, entre seus parceiros, o Fórum E-Commerce 2013, o maior evento do setor na América Latina e idealizado pelo E-Commerce Brasil.

O Blog do Black Friday destaca a primeira parte dos principais momentos do Black Friday Summit 2013.

Abertura: Pedro Eugênio e a Possível Morte do Black Friday

Pedro Eugênio

Pedro Eugênio - CEO e Criador do Black Friday / Divulgação

O responsável pela versão nacional do Black Friday, Pedro Eugênio, abriu o evento com a palestra “A Morte do Black Friday”. Em todos os momentos, a apresentação do criador do Busca Descontos já respondia, com entusiasmo, sua questão inicial. O Black Friday já se tornou o evento que mais vende no e-commerce nacional, acumulando, somente em 2012, cerca de R$217 mi de faturamento. O respeito pelos consumidores é o principal método para que o Black Friday não morra, através de medidas como a criação de experiências, discussão de melhores táticas, checagem de preços e responsabilidade total com o evento. Pedro Eugênio ainda apresentou os principais cases de sucesso e anunciou parceria com o Reclame Aqui para a próxima edição do Black Friday Brasil, que acontece no dia 29 de novembro.

TAM Voando Alto com o Black Friday

Francisco Assis

Francisco Assis - Gestor de Novos Canais TAM / Divulgação

O Gestor de Novos Canais da TAM, Francisco Assis, reafirmou a grande satisfação com a parceria TAM-Black Friday. A tradição da marca TAM foi um dos grandes desafios para a empresa ao ser a primeira companhia aérea a apostar no formato do Black Friday. O paradigma do varejo apresentava a necessidade de outros desafios, que foram resumidos através da tecnologia e concorrência. Assis apresentou também os dados obtidos com a participação no Black Friday, como crescimento de conversão e faturamento.

A Preparação Para os Picos de Acessos Durante o Black Friday

Alexandre Soncini

Alexandre Soncini - Diretor de Vendas e Marketing VTEX

Para falar sobre a importância de uma das fases mais importantes do planejamento para lojas interessadas em participar do Black Friday, Alexandre Soncini, diretor de vendas e marketing da VTEX, foi responsável pela palestra “Como Estar Preparado Para os Picos de Acessos em 24 Horas de Black Friday”. Soncini apontou, como principais pontos a serem considerados durante o evento on-line, os cuidados com o tempo de carregamento da página, as atualizações frequentes e a redução de custos para a grande competitividade. Ele também destacou o Black Friday como a data de maior pico de acessos para as lojas parceiras num curto período de tempo e, por conta disso, os sites devem se preparar para tamanho número de visitantes.

A Proximidade com o Cliente Durante o Black Friday

Arnaldo Borim

Arnaldo Borim - Gerente de Operações Marisa / Divulgação

A loja virtual da Marisa esteve representada pelo gerente de operações Arnaldo Borim. A rede de lojas, que tem as mulheres como seu principal público-alvo, reformulou o seu núcleo de atendimento à consumidora e garantiu casos de reconquista com clientes que passaram por algum tipo de insatisfação. A missão de recuperar as consumidoras – que ganhou o nome de “Atendimento UAU” - se deu através de uma nova comunicação entre elas e a central de atendimento da empresa, que segundo o próprio Arnaldo Borim, “é a representante do cliente”.  O caso da Marisa é um indício de que a aproximação com o cliente durante os impasses entre empresa e seu público pode ser resolvido com maneiras até mesmo simples: facilitando a vida de seus consumidores.

Em breve, você confere vídeos das apresentações no hotsite do Black Friday Summit.

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