28/11/2013

CDL-DF: Megaliquidação sob novas regras

Uma corrida às lojas virtuais de todo o Brasil acontece nesta sexta-feira, 29. Estabelecimentos comerciais que vendem pela internet vão participar da quarta edição do Black Friday Brasil, ação que reúne por 24 horas ofertas de produtos e serviços on-line. Mas o consumidor deve ficar atento.
 
Inspirada na versão bem-sucedida norte-americana, a edição de 2012 da liquidação foi marcada por denúncias de maquiagem de preços e atraso na entrega dos produtos. Chegou a ser chamada de "Black Fraude" e, agora, as empresas do e-commerce brasileiro tentam limpar a imagem do setor.
 
Ano passado, dezenas de empresas foram notificadas pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, e o tema teve uma repercussão negativa nas redes sociais. Algumas lojas aumentaram o preço dos produtos dias antes para reduzi-los no período da liquidação, a fim de parecer uma oferta. Para evitar atitudes parecidas neste ano, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com o portal Busca Descontos, idealizador do Black Friday brasileiro, criou um Código de Ética pelo qual as lojas virtuais se comprometem a anunciar ofertas reais na ação. As promoções dos estabelecimentos que aderirem ao código serão identificadas com um selo. O site ReclameAqui também vai ceder um canal exclusivo para o usuário que quiser denunciar ou reclamar sobre as ofertas do Black Friday Brasil 2013.
 
As promoções estarão disponíveis, a partir da 0h até as 23h59 do próximo dia 29, no site oficial da promoção (www.blackfriday.com.br). Serão mais de 6 mil produtos e serviços com descontos. A expectativa é de que as vendas on-line alcancem R$ 340 milhões, um crescimento de mais de 50% em relação à edição de 2012, quando o faturamento chegou a R$ 217 milhões. Uma pesquisa do Busca Descontos, envolvendo 5.129 e-consumidores mostrou que 79% das pessoas pretendem fazer alguma compra no dia da liquidação.
 
Para o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Maurício Salvador, o Black Friday vem se tornando uma data importante para o comércio varejista on-line nacional rapidamente e deve ultrapassar o Dia dos Namorados - a terceira data mais importante para o comércio virtual em termos de faturamento - no ano que vem. Segundo ele, algumas lojas oferecem as ofertas de quinta-feira a domingo, o que aumenta ainda mais as vendas.
 
Euforia
 
Nos Estados Unidos, o Black Friday se tornou sinônimo de compras e de euforia comercial. Todos os anos em novembro, logo após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), a fim de limpar os estoques para as festas do fim de ano, as lojas norte-americanas abrem as portas oferecendo superdescontos que levam milhões de consumidores a se aglomerarem em filas intermináveis no comércio varejista. No Brasil, a data existe desde 2010.
 
voltar

Cadastre-se e concorra agora mesmo.

*Campos Obrigatórios

Categorias