20/09/2017

Compras pela Internet: Curiosidades que talvez você não saiba sobre cartão de credito

 

O Cartão de credito é hoje o maior meio de pagamento nas compras pela internet. Pesquisas mostram que 60% das pessoas usam o cartão de crédito com frequência, uma vez que existe a praticidade de aprovação imediata e não necessita esperar a compensação de bancos ou contar dias úteis. Além disso, 70% das pessoas fariam menos compras se não pudessem contar com a facilidade do parcelamento.

Contudo, mesmo sendo um meio tão conhecido e utilizado, ainda esconde alguns segredos que talvez você nem saiba!

Confira alguns deles:

 

1. O seu nome não conta

Sabe o preenchimento do seu nome no cadastro? Essa informação não vale nada e não é conferida.

Existem diversos casos onde o comprador preenche com nomes fake como Mickey Mouse, Chuck Norris etc. e o pagamento foi aprovado. Porem essa pratica não é recomendada, uma vez que se a loja por ventura fizer essa validação, seu pedido poderá ficar parado e o produto não ser enviado.

 

2. O seu CPF também não conta

O CPF digitado solicitado e digitado por você também não é usado para identificação do dono do cartão.

O uso dele seria na verdade mais para emissão Nota Fiscal e análise de  risco, mas nenhuma análise é capaz de garantir que um cartão pertence a um CPF. Apenas os bancos emissores do cartão sabem a quem ele pertence, mas por diversas razões – como custo, complexidade, segurança – esta informação não pode ser consultada.

 

3. O seu endereço de fatura vale um pouquinho

O endereço que você digita é finalmente algo validado! Ou quase.

Existe um sistema chamado AVS  (Address Verification System, ou Sistema de Verificação de Endereço) capaz de conferir se o endereço de fatura digitado no site confere com aquele cadastrado no banco. Nos EUA esse sistema funciona muito bem e é por isso que qualquer site americano pede essa informação. No Brasil, porém, as coisas não são tão fáceis.

Apesar de termos AVS no Brasil, ele só é parcialmente eficaz quando validamos o CEP.

O principal problema aqui é que temos diversas formas de abreviamos os nomes de ruas e avenidas. Por exemplo, você informa o site que mora na Av. Brigadeiro Faria Lima, mas no registro do banco está Avenida Brig. Faria Lima. Pronto, o sistema já não vai entender que se trata do mesmo endereço. Quando detalhes de complementos (Casa 5, Bloco B, Apto 138) são fornecidos, a comparação fica ainda mais difícil.

 

4. A loja pode segurar o limite do seu cartão por alguns dias

Existem 2 etapas numa venda com o cartão: 1) Autorização e a Captura: Nela os dados do cartão são validados e aquele dinheiro fica reservado para a loja. O portador, no entanto, ainda não é cobrado. 2) Captura: É somente nessa etapa que a loja confirma a cobrança e o valor aparece na fatura do dono do cartão.

Esse intervalo varia de acordo com o tempo que a loja precisa para confirmar uma venda (um assento no avião, a vaga no hotel, o produto no estoque, etc). Algumas vezes, pode levar alguns dias entre estas etapas. Se por acaso a loja não conseguir entregar o produto ou serviço, ela simplesmente não executa a etapa de Captura e o limite do cartão é liberado.

Essa atitude é importante, pois se algo errado acontecer entre o momento da compra e a entrega do produto, a transação não aparecerá no extrato do cartão, evitando os chatos processos de reembolso.

Uma curiosidade: alguns bancos notificam o dono do cartão, por SMS, sobre valores cobrados. A mensagem é enviada na etapa 1 (de Autorização), o que causa problemas quando a loja decide não efetuar a Captura. O cliente recebe um comunicado da loja dizendo que a venda foi cancelada, mas o SMS do banco diz que ele foi cobrado.

 

5. Cartão de crédito é o meio mais seguro para comprar pela internet

Seu cartão pode ser roubado, clonado e usado para fraudes. Mas não é sua culpa se o site não é legítimo ou se o e-commerce não soube se proteger de ataques.

Você está protegido, por contrato, contra cobranças indevidas. Se seu cartão foi usado em uma fraude, basta ligar no banco e solicitar o estorno da cobrança.

No entanto, se você pagou um boleto de uma loja que não existe ou que não entregou o produto, não há como pedir o dinheiro de volta a não ser através da Justiça, um processo bem mais lento do que uma ligação para o banco.

 

 

Fonte: https://ecommercenews.com.br/noticias/balancos/executivo-aponta-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-o-cartao-de-credito-nas-compras-pela-internet

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