28/11/2013

DIÁRIO DA REGIÃO: “Black Friday” dá descontos de até 80%

Eletroeletrônicos, livros, DVDs, móveis, informática, carros e até serviços, entre outros produtos, terão descontos que chegam a 80% nesta sexta-feira. Pelo menos é o que prometem as lojas que vão participar da quarta edição da Black Friday no Brasil, evento que desde 2010 tenta trazer a tradição norte-americana para o País. No entanto, este discurso ainda é duvidoso depois do desempenho da data nos anos anteriores.

De acordo com o canal Reclame Aqui, foram registradas mais de 8 mil queixas de consumidores na data e nos dois dias que seguiram. Propaganda enganosa foi o principal problema, com 47% dos relatos, seguido por problemas técnicos nos sites, como lentidão ou sistema fora do ar (28% das reclamações).

Com os rio-pretenses, a dificuldade não foi diferente. Rafael Milani Archangelo, 22 anos, aguardou a chegada da Black Friday do ano passado para comprar um HD externo que queria há algum tempo. Quando a data chegou, ele se deparou com a situação enfrentada por muitos: o preço promocional anunciado anteriormente havia sido mantido e o site pesquisado acrescentou apenas um valor maior como preço original para dar a impressão de desconto.

“Alguns dias antes da data fiquei pesquisando e encontrei o HD por R$ 300. No dia, quando entrei no site que tinha escolhido para comprar, a promoção anunciada era a seguinte: ‘De R$ 500 por R$ 300'. Por isso, desisti de fazer a aquisição”, conta. Em uma situação como essa, é importante que o consumidor faça o registro da mudança nos preços para poder reclamar, afirma o diretor do Procon em Rio Preto, Alcides Zanirato. “Hoje é muito simples fazer um registro. Faça uma foto, se for uma loja física, ou tire um ‘print screen’ da tela do site. Desta forma há uma prova no momento em que a reclamação for feita”.

Para tentar evitar que o acontecido em 2012 se repita, o site Busca Descontos, responsável pelo evento na internet, se uniu a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico para criar um Código de Ética exclusivo para a Black Friday 2013. As lojas virtuais deverão aderir ao texto e se comprometerem a fazer o anúncio de ofertas reais na ação. Para que a identificação seja mais fácil, as lojas inseridas no Código de Ética contarão com o “Selo Black Friday Legal”, que indicará uma promoção real. O código está disponível no ww.camara-e.net/blackfriday. Além disso, o site Reclame Aqui criou um canal exclusivo (www.reclameaqui.com.br/blackfriday) para que os consumidores acompanhem a reputação das lojas envolvidas na Black Friday e façam suas reclamações.

Procon alerta sobre 325 sites

O Procon-SP também contribuiu com a atualização da lista com os sites não recomendados para a realização de compras. Agora são 325 fornecedores que, segundo o órgão, tiveram reclamações de seus clientes registradas, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes.

A denúncia de problemas ao Procon-SP também poderá ser feita nas redes sociais: basta utilizar a hashtag #deolhonaBlackFriday no Twitter do órgão @proconspoficial ou na página do Facebook (www.facebook.com/proconsp). Outra ação vem da Serasa Experian, que durante a Black Friday vai permitir a consulta do CNPJ das lojas gratuitamente para análise de reputação. O serviço Você Consulta Empresas estará disponível entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro. Basta acessar o site www.portal.serasaconsumidor.com.br/vce.

Vendas bateram recorde em 2012

Mesmo com os problemas enfrentados por alguns consumidores, as vendas em 2012 bateram recorde, com um total de R$ 217 milhões em produtos, de acordo com a ClearSale, empresa especializada em soluções para autenticação de vendas no e-commerce. E a previsão para este ano é ainda maior. O site Busca Descontos, que promove o evento no Brasil, espera que as vendas online cheguem a R$ 340 milhões, um crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado.

O assessor de vendas Anderson Augusto Dotore, 25 anos, está entre os que aproveitaram a data em 2012 para comprar e, mesmo ao passar por situações em que o preço foi modificado pela loja, garante que há promoções reais e é possível fazer um bom negócio na data, basta pesquisar e ficar atento. “Fiquei pesquisando e anotando preços durante algumas semanas dos produtos que queria comprar para verificar se estava mesmo com desconto e deu certo, encontrei jogos com 50% de desconto. A área de eletrônicos e tecnologia é a que vi mais vantagem, tanto que este ano já estou com uma lista de novos jogos para comprar”, diz.

Lojas de Rio Preto vão participar

Nas lojas online e nas grandes redes a data já está se tornando uma tradição. Agora algumas marcas de Rio Preto também estão aderindo a Black Friday. Um dos casos em Rio Preto é da Editora HN, que pela primeira vez vai colocar seus livros com descontos de 50% durante todo o dia de amanhã, mas apenas para os que forem adquiridos na loja virtual, no www.editorahn.com.br.

“Resolvemos aderir a Black Friday por ser mais uma oportunidade que teremos de incentivar a leitura”, diz João Paulo Vani, fundador da editora, que torce pelo sucesso da data. Já a loja de moda praia e casual Summer Box resolveu estender a data realizando a “Black Week”, que começou na segunda-feira e vai até amanhã. Desta forma, conseguiram aproveitar o burburinho causado pelo tema para ajudar nas vendas de coleções passadas.

“Acredito que o comércio tenha nessa data a última oportunidade de liquidar as últimas peças da coleção de inverno e para os clientes é a oportunidade de conseguir bons descontos antes do Natal. Assim, alavancamos vendas das coleções passadas e, dependendo do número de peças adquiridas ainda oferecemos descontos na nova coleção”, afirma Junior Caires, proprietário.

Além das lojas locais, duas grandes redes estão com planos para a data. O Carrefour do Riopreto Shopping estará com toda a parte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos com descontos de até 30%. E os consumidores que possuem o cartão da loja ainda poderão pagar em 20 vezes sem juros com a primeira parcela por conta do Carrefour. A loja do Ponto Frio, também no Riopreto Shopping, participará do evento, mas não divulgou as regras da promoção.

Fonte: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Economia/161681,,Black+Friday+da+descontos+de+ate+80.aspx

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