27/11/2013

FATOS INTERESSANTES: Tudo o que você precisa saber sobre o Black Friday

O que é Black Friday

Black Friday é um evento no qual as lojas de vendas no varejo realizam grandes descontos em diferentes produtos. Os descontos pode ultrapassar 50% ou até 80%, o que proporciona uma execelente oportunidade de você adiquirir algo.

Como surgiu o Black Friday

O termo "Black Friday" é popular nos EUA desde a década de 1980, quando especialistas em vendas usavam a cor vermelha para se referir ao período do ano com saldo negativo (geralmente de janeiro a novembro) e a cor preta para o período com saldo positivo (novembro e dezembro).Assim, com o tempo, as pessoas começaram a associar o preto com o lucro. Como havia a tendência do lucro aumentar após o feriado de Ação de Graças, a última sexta-feira de novembro após esse feriado passou a se chamada de Black Friday. Nesse período, os lojistas passam a vender produtos com descontos estratosféricos a fim de queimar o estoque para liberar espaço para receber novas mercadorias para vender nas festas de final de ano

Black Friday no Brasil

O conceito Black Friday foi "importado" para o Brasil em 2010. Desde então, o evento ocorre anualmente, mas somente em lojas virtuais. Em 2013, será realizada em 29 de novembro e irá reunir mais de 60 lojas.visite o site oficial do Black Friday para saber quais são as lojas.

Ofertas enganosas de lojas no Black Friday

No ano de 2012, o evento foi um mega fiasco. Os consumidores inundaram a web com reclamações sobre preços maquiados, falhas na entrega e sites que saíam do ar na hora de fechar uma compra.Diante das queixas – só o Reclame Aqui registrou 8 mil reclamações oriundas de ofertas disponíveis no Black Friday 2012 – os idealizadores do dia de compras promocionais resolveram regulamentar a participação das lojas a fim de coibir as fraudes.Entre as regras para as empresas participarem da promoção estão deixar claro quais são as promoções do site, não divulgar ofertas falsas e ter um canal direto de atendimento ao consumidor. A pena para quem não cumprir o estipulado pode ser até a suspensão das próximas edições do evento e a divulgação dos nomes das lojas que fraudaram as ofertas.

O idealizador do Black Friday e criador do Busca Descontos, Pedro Eugênio, considera, apesar dos problemas, que a ação do ano passado foi um sucesso. “Algumas lojas fizeram aumento de preço e isso se sobressaiu em relação às que agiram corretamente. Por isso essa regulamentação, que foi aliada a um trabalho forte junto as lojas. Mostramos a elas que quem trabalha corretamente só tem a ganhar junto ao consumidor”.

Conclusões

Apesar da vergonha que foi no ano de 2012, este ano parece está bem mais organizado. Quanto aos sites fora do ar, bom isso realmente irá depender das empresas de hospedagem de cada loja, mas uma boa dica é você já aproveitar os descontos de pré-Black Friday.

Fonte: http://www.fatosinteressantes.com/2013/11/22/tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-sobre-o-black-friday/

voltar

Cadastre-se e concorra agora mesmo.

*Campos Obrigatórios

Categorias