20/08/2014

Folha de S.Paulo: Portal do Black Friday Brasil vai ouvir consumidores para decidir ofertas

Os consumidores poderão opinar sobre quais produtos deverão ser vendidos com descontos no portal do Black Friday Brasil este ano.

Os organizadores do site de e-commerce lançam nesta quarta-feira (20) uma plataforma on-line para ouvir os internautas e, com base em suas exigências, irão selecionar os produtos à venda.

Tradicionalmente, os artigos mais comercializados na ação promocional são smartphones, produtos de informática e eletro-eletrônicos, mas os brasileiros poderão sugerir outros itens.

"Colocamos no ar uma pesquisa para entender o consumidor e ajudá-lo a identificar o que quer comprar", afirma Pedro Eugênio, idealizador do portal Black Friday Brasil, "Em cima desse estudo, vamos bater na porta do varejo e do e-commerce para atender às demandas".

O lançamento da plataforma marca o início da contagem regressiva de cem dias para o Black Friday, que será realizado no dia 28 de novembro.

O questionário já está disponível no site do Black Friday Brasil. Pelo portal, os usuários também podem deixar sugestões de promoções, ideias e fazer reclamações.

Em 2013, o Black Friday movimentou R$ 424 milhões no Brasil. A expectativa de Eugênio é a de que o número será superado, mas ainda não há uma projeção de crescimento.

O evento é promovido pelo Busca Descontos, site que gratuitamente reúne cupons de desconto de empresas brasileiras de e-commerce.

Consumo

A organização do portal acredita que o fraco desempenho registrado pelo varejo em 2014 será um fator extra a turbinar as vendas do e-commerce no dia 28 de novembro.

"O Black Friday cresce quando há um pouco de estagnação (no mercado)", diz Eugênio, "As lojas talvez tenham estoques que não esperavam para esse período e vão usar a data e o Natal para vendê-los".

O comércio varejista registrou queda de 0,7% nas vendas em junho frente a maio, mês que havia tido alta de 0,3%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira.

Estados Unidos

O Black Friday é uma data comercial americana e ocorre anualmente um dia antes do Dia de Ações de Graça, que, por sua vez, é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Na data, diversas empresas de varejo abrem as portas mais cedo e oferecem promoções para impulsionar as vendas.

O Black Friday marca o início da temporada de comércio de Natal nos Estados Unidos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1502894-portal-do-black-friday-brasil-vai-ouvir-consumidores-para-decidir-ofertas.shtml

voltar

Cadastre-se e concorra agora mesmo.

*Campos Obrigatórios

Categorias