27/11/2013

GM 2X: Veja dicas imperdíveis para aproveitar os descontos da Black Friday!

Estamos a uma semana da tão falada Black Friday, a sexta-feira em que as lojas fazem promoções mirabolantes para limpar seus estoques antes do Natal. O termo se popularizou nos Estados Unidos nos anos 70 e, desde então, atrai milhões de consumidores em busca de preços mais em conta, principalmente em produtos eletrônicos.

Em terras brasileiras a Black Friday é recente e, diferente dos EUA, por aqui as promoções acontecem (na grande maioria) em lojas virtuais. A primeira edição aconteceu em 2010 e desde então o termo tem se popularizado entre os consumidores. Neste ano, a edição brasileira acontece na próxima sexta, 29 de novembro. Ainda assim, segundo pesquisas recentes, 32% dos compradores brasileiros consideram que os preços da Black Friday por aqui não são muito atrativos, motivo pelo qual os organizadores da edição deste ano planejam uma grande reviravolta para tirar a imagem negativa que ficou na cabeça do consumidor após a edição do ano passado. Houve indícios de que muitas lojas maquiaram os preços dos produtos, ou seja, aumentaram os preços dias antes para então reduzirem novamente na sexta-feira. Outros problemas envolveram lentidão nos sites das lojas participantes, atrasos em entregas de produtos, indisponibilidade de estoque etc.

A boa notícia é que, neste ano, muitas empresas especializadas em busca de preços investiram muito em tecnologias para detectar esse tipo de fraude, a fim de assegurar que o consumidor, ao fazer suas compras, visualize ofertas que são, de fato, verdadeiras e atrativas. As lojas participantes estão sendo monitoradas há 3 meses, evitando que problemas semelhantes aos ocorridos no ano passado aconteçam novamente.

Ainda assim, o cuidado na hora de fazer as compras nunca é demais. Algumas medidas simples podem evitar que você caia em armadilhas na hora de aproveitar os descontos da Black Friday. Abaixo, separamos algumas dicas para que você ganhe mais e gaste menos nas suas compras. Veja:

Coloque em uma lista as coisas que deseja comprar. Isso te ajudará a não fazer compras por impulso. Vale lembrar que estamos a um mês do Natal e a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para comprar presentes antecipadamente, fazendo economia a médio prazo. Mas não vale só fazer a lista! Lembre-se de segui-la no dia das compras, resistindo às tentações.

Faça pesquisas com antecedência. Utilize mecanismos de buscas de preços (como o Buscapé ou o Zoom) para comparar o histórico do produto que você deseja comprar, em diferentes lojas, visando ter uma noção do preço normal do produto em diferentes lojas.

Compre apenas em lojas autorizadas e confiáveis. O site oficial da Black Friday traz todas as lojas participantes, bem como os produtos que estarão em promoção. Acessando as ofertas pelo site oficial, você corre menos risco de cair em golpes e fraudes.

Deixe seu computador preparado. Certifique-se de que sua máquina não apresenta problemas. Na Black Friday os sites costumam ficar congestionados, portanto sua máquina deve estar com um desempenho bom para não retardar ainda mais o processo. Uma outra dica para evitar esse problema é fugir dos horários de pico. Evite acessar as lojas durante as duas primeiras horas do dia (0h às 2h) e no horário de almoço (12h às 14h). Vale lembrar que algumas lojas têm horários diferenciados de início da promoção, fique atento!

Assegure-se de que seu cartão tem limite disponível, caso vá optar por essa forma de pagamento. Planeje o valor máximo que você pode gastar e, se estiver pensando em dividir, qual o valor máximo de parcela que você poderá pagar sem comprometer seu orçamento.

O fato de uma loja estar participando da Black Friday não significa que todos os produtos da loja estejam em promoção, tome cuidado! Para identificar quais produtos são participantes, consulte o site oficial da Black Friday Brasil. Você pode também se cadastrar para receber as ofertas por e-mail!

Denuncie ofertas ilegais. Se encontrar qualquer tipo de irregularidade nas lojas participantes, você deve denunciar a loja em sites como Reclame Aqui ou mesmo no site oficial. Vale lembrar que, neste ano, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), em trabalho conjunto com o portal Busca Descontos, criou um Código de Ética para o Black Friday. As lojas virtuais que aderiram ao texto se comprometem a anunciar ofertas reais na ação.

Uma dica extra: o propósito da Black Friday deve ser gastar menos, e não o contrário. Além de estar atento a todas essas dicas, tenha consciência de quanto você pode gastar e a necessidade real de adquirir os produtos que está pensando em comprar. E aí, está pronto para aproveitar os descontos? Boas compras!

Fonte: http://gm2x.com.br/blog/dicas-imperdiveis-aproveitar-descontos-black-friday/

voltar

Cadastre-se e concorra agora mesmo.

*Campos Obrigatórios

Categorias