29/11/2013

O POVO: Black Friday começa com promessa de grandes descontos

Começou na madrugada de hoje a mega liquidação de produtos para compras feitas pela internet. A iniciativa, de origem americana, oferece super descontos afim de limpar os estoques. O organizador do evento, o site Busca Descontos, afirma que são mais de cem empresas virtuais que participam do evento. Porém, segundo ele, há outras empresas que não estão confirmadas no site oficial mas que se declaram participantes.

O Busca Desconto, por meio de sua assessoria afirma que o site oficial da Black Friday facilita a busca e direciona o cliente ao site das empresas participantes, mas que o consumidor também pode optar por acessar direto por onde deseja comprar.

O Órgão de Defesa do Consumidor – Decon Ceará está atento as promoções e a possíveis ciladas para os desatentos. De acordo com a assessora do Decon Ceará, Anna Celly Sampaio, a fiscalização teve inicio já na noite de ontem em bares e restaurantes da capital, que também oferecem grandes ofertas.

“Desconfie da oferta excessiva”, afirma Anna referindo-se a prática ilegal de venda casada, quando o suposto mega desconto está condicionado a adesão de um novo produto, em geral, um seguro ou garantia estendida, “não existe garantia estendida. Em geral é um seguro maquiado”. Para ela, os seguros podem ser vendidos, desde que por um corretor e que o cliente saiba que está adquirindo um seguro.

Outra opção para os consumidores não caírem em golpes virtuais, é pesquisar sobre a loja. O Serasa Experian disponibiliza desde o primeiro minuto de hoje e vai até o dia 1º de dezembro a consulta gratuita do CNPJ das empresas que se declaram participantes do evento. O sistema é inédito no país, informa a Serasa por meio de sua assessoria. A consulta permite que o cliente saiba, além da situação cadastral, dados sobre falência, ações judiciais e protestos contra a loja consultada. O órgão adverte que antes de fazer a compra, verifiquem se não há alguma pendência.

O evento das grandes promoções que, segundo seu organizador, desde 2011 estendeu as empresas que ofertam seus produtos também em lojas físicas. No site oficial da Black Friday, o consumidor pode pesquisar as empresas participantes.

De acordo com pesquisa de confiança e intenção de compra realizada pela Fecomércio Ceará para o mês de novembro, o setor do vestuário lidera o ranking com 21,1%. Seguido pela opção por geladeiras, com 16,5%, calçados com 13,4%, televisão com 13,0% e celulares, com apenas 12,0% da intenção de compra pelos Fortalezenses no mês de novembro.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/11/29/noticiasjornaleconomia,3169854/black-friday-comeca-com-promessa-de-grandes-descontos.shtml

voltar

Cadastre-se e concorra agora mesmo.

*Campos Obrigatórios

Categorias