28/11/2013

POUCOS MINUTOS: Você sabe o que significa realmente o Black Friday?

O Black Friday, que cai, tradicionalmente, na quarta sexta-feira do mês de novembro, vai além de uma data destinada apenas para as compras de final de ano com preços reduzidos.

Historicamente, o Black Friday começou nos Estados Unidos na década de 60 e recebeu este nome por conta do grande movimento e dos enormes congestionamentos que se formavam no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, já que a data abria o período de compras para o Natal.

Nos anos 80, uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos – o período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro aconteceria ao dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano.

Nos Estados Unidos, é tradicional as pessoas ganharem folga neste dia para aproveitar as ofertas das lojas, que abrem até quatro horas antes do horário normal e formam grandes filas. A data é comemorada em outros países, como: Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

Black Friday no Brasil

A data chegou ao país tupiniquim no dia 26 de novembro de 2010 e, desde então, reúne em todos os anos muitas empresas, tanto físicas quanto virtuais, especializadas em diversas categorias, como eletrônicos, eletrodomésticos, moda, decoração, entre outros. Neste ano, acontece no dia 29 de novembro.

Números

Segundo a E-bit, empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico, a Black Friday deve movimentar mais de R$ 390 milhões para o varejo digital – crescimento de 60% em relação ao ano anterior. O portal organizador do evento, Busca Descontos, realizou uma pesquisa e os resultados mostraram que 79% dos e-consumidores pretendem realizar, pelo menos, uma compra nesta sexta-feira.

Fonte: http://www.poucosminutos.com.br/voce-sabe-o-que-significa-realmente-o-black-friday/

voltar

Cadastre-se e concorra agora mesmo.

*Campos Obrigatórios

Categorias