10/12/2013

TECHTUDO: Black Friday Brasil, mesmo sob fortes críticas, vende 95% mais que em 2012

Apesar das 8,5 mil reclamações, a Black Friday Brasil 2013, realizada na última sexta-feira (29), movimentou R$ 424 milhões no e-commerce brasileiro. O montante é 95% superior ao registrado na mesma data do ano passado, quando as lojas faturaram cerca de R$ 217 milhões. A previsão do Busca Descontos, que organiza o evento, era de uma movimentação de R$ 340 milhões. Os dados são da ClearSale, que oferece soluções para lojas virtuais.
 
 “O Black Friday mais uma vez superou nossas expectativas e estabeleceu o recorde de vendas na história do comércio eletrônico”, disse Pedro Eugenio, presidente do Busca Descontos.
 
Ainda de acordo com os dados do levantamento, os R$ 424 milhões da Black Friday Brasil 2013 superam em 552% as vendas de uma sexta-feira comum, tendo como base a data de 8 de novembro de 2013; o número de pedidos efetuados no Black Friday foi 432% maior. 
Os consumidores da região Sudeste foram os que mais fizeram compras e responderam pela maior parte das vendas (68%). Já as demais regiões Sul e Nordeste registram 12% das vendas, Centro-Oeste (6%) e Norte (2%). Jovens e adultos de até 30 anos comparam mais.
Em um dia normal, o público dessa faixa estária é responsável por 39% das compras. Mas, durante a Black Friday de 2013, foram quase metade do volume de consumo: 45%. Os adultos de 31 à 40 anos responderam por 29% das compras, enquanto as pessoas de 41 anos ou mais, foram responsáveis por 26% das aquisições nas mais de cem lojas inscritas.
 

Total de pedidos é de quase 970 mil

 
Durante o evento, foram efetuados 969 mil pedidos de compras online, um crescimento de 79% em relação ao Black Friday 2012, com ticket médio 437,9% superior ao de 2012 e 23% maior do que uma sexta-feira comum. Ou seja, os consumidores compraram mais.
 
“Uma característica forte do dia do Black Friday, é que há uma atividade intensa dos consumidores durante a madrugada. Em um dia normal, o horário entre 3 e 6 horas da manhã representa 1% das transações do dia", diz Bernardo Lustosa, vice-presidente da ClearSale. "No ano passado, durante o Black Friday, esse horário representou 4% do total", completou. O executivo acredita que os sites se estruturaram melhor e durante a madrugada, quando se concentraram quase 8% do total de transações feitas no dia 29.
 
Entretanto, os números poderiam ser ainda maiores. O presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, avalia que as varejistas poderiam ter faturado duas vezes mais.
 
"Claro que alguns sites tiveram um desempenho bem melhor este ano ... Apesar do volume  ser bastante alto, com certeza as vendas poderiam ser duas vezes mais altas", afirmou. 
 

Telefonia é a categoria mais popular

 
De acordo com análises do Busca Descontos, as categorias mais procuradas pelos consumidores foram telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e games. 
 
Já o desconto médio no preço de produtos e serviços das lojas durante Black Friday foi de 20%. Os dados são da Sieve, empresa especializada em inteligência de e-commerce que comparou a média histórica de preços nos últimos 90 dias nas lojas disponíveis no site. 
 
É bom lembrar que o levantamento considera apenas produtos e serviços com links publicados no site BlackFriday.com.br. As categorias que tiveram os maiores descontos na data foram: papelaria (31%); moda e acessórios (30%) e casa e decoração (28%).
 
A Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e já está na sua terceira edição no país. No primeiro ano, o evento movimentou aproximadamente R$ 3 milhões. No ano seguinte, foram movimentados R$ 100 milhões, segundo dados do e-bit de 2011. Já em 2012, a ação rendeu R$ 217 milhões em vendas no e-commerce, de acordo com dados da ClearSale. 
 
Nos EUA, as vendas representaram cerca de US$ 1,93 bilhão, de acordo com a Adobe, que analisou 400 milhões de visitas em aproximadamente de dois mil sites de compras americanos. O montante significa um aumento de 39% em relação a mesma data em 2012.
 
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