13 de agosto - Dia dos Pais - Qual a História por trás do Dia dos Pais?
O ano está passando bem apressadamente e já passamos da metade dele. Em breve comemoraremos o dia do “não vá chegar tarde, viu”, “cuidado com essas suas amizades estranhas” e por aí vai. Sim, o dia deles, o Dia dos Pais!
Alguns mais rígidos, outros mais despojados. Alguns mais extrovertidos e outros mais reservados. Seja como forem, um pai de verdade é realmente uma chave importante na vida de um filho.
Quem tem muitas histórias com o pai, ou com aquele que assume esse papel, certamente tem um tesouro em suas lembranças que nem mesmo a força do tempo poderá encobrir. Mas, falando em memórias, como será que surgiu o Dia dos Pais?
A origem
Essa data é comemorada em diversos locais do mundo e celebrada de diversas maneiras, até mesmo em datas diferentes. Já a origem desta comemoração remonta a variados eventos históricos e culturais.
Então vamos começar lá de trás, de uma das possíveis origens mais antigas sobre o que conhecemos hoje como o Dia dos Pais.
Esta antiga história remonta à antiga Babilônia, há incríveis mais de 4.000 anos. Segundo esta versão, teria sido o jovem Elmesu quem teria moldado, ainda com argila, o primeiro cartão dedicado ao Dia dos Pais, com o intuito de desejar sorte, saúde e vida longa ao seu pai.
E, vendo como a ideia foi boa e como seria bom honrar aos seus pais, essa tradição se manteve firme ano após anos, ao longo dos séculos e em diferentes civilizações.
Mas vale lembrar que esta acaba sendo uma lenda urbana, uma história para tentar justificar e dar um marco inicial a tudo isso.
Ficaria muito difícil precisar com exatidão algo ocorrido há tantos mil anos, não é mesmo?
Apesar do fato ser até bonitinho e ter alguma lógica, não há indícios que o comprovem, pelo menos não por enquanto.
Outra possível origem, só que mais recente...
No entanto, a data moderna do Dia dos Pais surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos. Acredita-se que a ideia tenha sido inspirada no Dia das Mães, que já era comemorado na época. A pioneira na promoção do Dia dos Pais foi a Sonora.
Ela era filha do veterano de guerra William Jackson, que enfrentou a difícil tragédia de perder a sua esposa e, por isso, criou sozinho seus filhos.
E foi em 1909, que sua própria filha Sonora sugeriu a ideia de um dia especial e reservado para homenagear os pais à Associação Ministerial de Spokane, em Washington.
A sua proposta foi aceita e o Dia dos Pais foi celebrado pela primeira vez em 19 de junho de 1910, justamente no dia do aniversário de William Jack Smart. Que presentão, heim?
E a celebração foi se espalhando, tomando força e se alastrando por muitos outros estados americanos e, em 1972, até mesmo o então presidente Richard Nixon decidiu oficializar a data.
Ela foi estabelecida no terceiro domingo de junho e finalmente marcada como o Dia dos Pais nos Estados Unidos!
E essa celebração não se conteve e se espalhou fortemente por outros estados americanos.
E esse marco, felizmente, foi se espalhando por todos os estados americanos. E foi em 1972 que o presidente Ricard Nixon oficializou a datada, demarcando-a com o terceiro domingo de junho de cada mês.
E Sonora Smart Dodd não mediu esforços para arregaçar as mangas e fazer o dia acontecer. Inclusive acredita-se que ela tenha se inspirado no já famoso Dia das Mães, que já era uma grande comemoração na época.
Muitas famílias já se reuniam para comemorar a união entre eles, celebrar suas matriarcas e finalmente esta data pode se estender também aos pais.
E no Brasil?
Já em outros países, essa data pode sofrer variações. No Brasil, por exemplo, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Historicamente, ele foi oficializado em 1953, por meio de um decreto anunciado pelo próprio presidente Café Filho.
E a data foi realmente oficializada no Brasil somente por meio do decreto de lei nº 4.860, assinado pelo então presidente Café Filho. Já a escolha da data, como o segundo domingo do mês, foi por interesses comerciais.
E desde então o segundo domingo do mês de agosto se tornou a data padrão para a comemoração deste dia tão aguardado.
E pelo mundo...
Atualmente, o Dia dos Pais é celebrado em várias partes do mundo, com diferentes tradições e costumes, mas o objetivo principal continua sendo homenagear e agradecer aos pais por seu amor, dedicação e importância na vida de seus filhos.
Cada cultura do seu jeito, com seus costumes, homenagens e formas de celebrar a vida.
Porém há um fato curioso aí...
Embora a data já tivesse se espalhado para outros estados americanos após a sua comemoração pioneira em Spokane, em Washington, em 1910 a data não foi reconhecida em nível nacional nos Estados Unidos por conta de uma ação presidencial.
Mas, felizmente, em 1972, o presidente Richard Nixon finalmente assinou uma proclamação que selava e reconhecia de uma vez por todas o Dia dos Pais como uma data especial.
A partir dali, criou-se a cultura de valorização a esta data e a união entre as famílias para comemorar o dia dos pais.
Conclusão
Atualmente o Dia dos Pais é comemorado por diversos países e debaixo de diversas tradições e costumes, cada povo com sua forma de se reunir e demonstrar amor nesse dia tão especial.
Vimos que foi um percurso um tanto turbulento até que de fato se estabelecesse o Dia dos Pais como é hoje, não é mesmo? O que importa é que felizmente deu tudo certo.
Mesmo que as datas variem de acordo com cada país, o objetivo é o mesmo: celebrar a dádiva de se ter um pai, seja lá quem for que exerça essa função na sua vida, e se reunir com quem se ama.