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Como aproveitar a Black Friday 2021 da melhor forma

Como aproveitar a Black Friday 2021 da melhor forma

Se você é um dos consumidores que espera ansiosamente pela Black Friday todo ano, você é um dos nossos! Afinal, a Black Friday é melhor data para comprar aquele produto que você tanto sonha e pelo melhor preço!



E para te ajudar a aproveitar da melhor forma, separamos algumas dicas de coisas essenciais que você deve saber antes de realizar a sua melhor compra do ano!



Confira:



Lista de desejos:


Faça uma lista dos produtos que você deseja comprar. Isso o ajudará a evitar compras por impulso e gastos desnecessários.



Fique de olho:


Acompanhe com antecedência os preços dos produtos da sua lista. Dessa forma você saberá no dia da Black Friday se a oferta é mesmo boa.



Sua lista cabe no seu bolso?


É importante ficar atento, principalmente se houver parcelamento. Por isso, planeje-se e compre de forma consciente.



Saiba das melhores ofertas antes de todo mundo:


Cadastrando seu e-mail no site BlackFriday.com.br, você terá acesso a diversas ofertas antecipadas, de acordo com as marcas e produtos de seu interesse. É comum muitas lojas liberarem suas promoções na quinta-feira anterior ao Black Friday, por volta das 18h. Fique ligado e saia na frente para aproveitar os descontos!



Conexão segura, compras tranquilas


Certifique-se que sua conexão de Internet está funcionando e se também é segura. Recomendamos que use uma conexão com criptografia e senha, além de ter um bom antivírus. Dessa forma, você aproveita todos os descontos do Black Friday e faz suas compras sem estresse.



No dia do evento:



Na hora de pagar


Vai pagar com cartão de credito? Então verifique se seu cartão de crédito está válido e com o limite que você precisa. Você consegue essas informações na própria fatura do cartão, na sua operadora ou banco.
Pretende pagar com boleto? Então fique atento à validade dele, pois geralmente o prazo de pagamento é de três dias úteis. Assim você não terá surpresas, nem corre o risco de perder o produto reservado.



Para não ter problemas com recebimento


Verifique todos os dados no cadastro da loja (nome, endereço, CEP, complementos e outros). Assim você evita confusões na hora da entrega ou cancelamento do pedido por dados divergentes.
Cuidados na hora de finalizar a compra



Cheque a reputação da Loja


Verifique sempre a reputação da loja em sites de confiança como Reclame Aqui ou Procon. A opinião de outros consumidores também pode dar uma visão de como é o atendimento e se o e-commerce em questão registra muitos problemas ou reclamações.



Descontos agressivos


Fique sempre de olho em descontos muito agressivos. Especialmente de lojas pouco conhecidas, é um bom motivo para você desconfiar daquela compra.



Sites Maliciosos


Investigue a procedência da loja em que pretende comprar, verificando se ela possui CNPJ, endereço válido e telefone para contato. Para te ajudar com isso, o Procon São Paulo possui uma lista atualizada de sites maliciosos e não recomendados para compras.



Pagamento somente com boleto?


Sites que oferecem o boleto como único meio de pagamento também merecem desconfiança. Opte sempre por lojas que dispõem de plataformas online ou cartão de crédito, pois oferecem mais garantias ao consumidor em caso de problemas na entrega ou cobrança.



Pagamento à vista ou parcelamento


Fique ligado! Produtos pagos à vista podem oferecer um bom desconto. Mas caso opte pelo parcelamento, tenha certeza de que não existem juros embutidos na parcela. Eles podem aumentar consideravelmente o valor do produto.



Cartão de crédito


Pagamento com cartão de crédito nas compras online é uma ótima e segura opção. Mas fique atento! Só utilize seu cartão em sites que utilizam protocolo HTTPS ou plataformas de pagamento conhecidas. Assim você não corre riscos de ter o seu número furtado.



Fique atento ao frete


O frete de entrega também pode aumentar o preço do produto desejado. Por isso, não deixe de checar esse custo antes de finalizar a compra. Caso contrário, avalie se não vale a pena pesquisar em outra loja.
Tive problemas depois da compra: E agora?



O Código de Defesa do Consumidor é seu aliado.


Não se esqueça! As regras do Código de Defesa do Consumidor são válidas para quaisquer compras, inclusive as realizadas na Black Friday. Não hesite em exigir seus direitos.



Deu ruim?


Em caso de algum problema com uma compra na Black Friday, o ideal é que você fale primeiro com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da loja onde adquiriu o produto. Se o problema não for resolvido, ainda é possível contar com a ajuda do Reclame Aqui e os Procons regionais.



Não serviu ou tive problemas, quero trocar!


O Procon orienta que consumidor saiba qual é a política de trocas da empresa antes mesmo de finalizar o pedido. Dessa forma, verifique se o estabelecimento pode eventualmente trocar ou não o produto, e em quais condições isso pode acontecer.



Comprovantes. Guarde-os!


Não esqueça! Para facilitar o processo de reclamação no pós-compra, é fundamental que o consumidor guarde todos os comprovantes do processo, como e-mails, boletos e protocolos de atendimento.
Agora que você já conhece todas as dicas, é só ficar ligado aqui no site para saber das ofertas incríveis do Black Friday. Faça boas compras e economize!