Black Friday - Busca Descontos

Anuncie
12/06/2019

Tecnologia | Aplicativos de Segurança que Garantem sua Privacidade no Smartphone

Em tempos de plena Era Digital, muitas vezes nos deparamos com algum aplicativo suspeito. E quando isso acontecer, esteja preparado para saber se realmente aquele é um app seguro ou não.

Permitir que aplicativos mal intencionados tenham acesso aos seus dados do Smartphone, pode trazer muita dor de cabeça. 

Se você é do tipo que possui muitas conversas no WhatsApp ou Telegram e que certamente não gostaria de ter suas conversas vazadas por conta de um desses aplicativos Mal Intencionados, separamos dois aplicativos, que são os mais baixados pelos usuários e que Garantem a sua Privacidade e a privacidade de suas conversas particulares.

 

Confira: 

 

1 - Signal

O Signal é um aplicativo de mensagens gratuito, de código aberto, que serviu de base para a criação da criptografia do WhatsApp e ficou mundialmente conhecido por ser usado por Edward Snowden, ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA).

Como no WhatsApp, na hora de fazer o registro, os usuários também devem verificar o número de telefone para usar o Signal. Assim que o aplicativo verifica o número, o servidor gera um par de chaves. Em seguida, exclui o número do banco de dados. Quando a chave estiver pronta, o pessoa poderá começar a se comunicar.

Aqui, porém, vale um adendo, diferente dos aplicativos mais populares, também é possível criar uma conta com um número de telefone público exclusivamente para o Signal. Isso garante uma camada extra de proteção contra pessoas mal-intencionadas, pois você pode usar o número do seu escritório, por exemplo, e passar para desconhecidos e empresas sem medo de ser importunado no futuro.

Dito isso, o Signal criptografa todos os bits de dados enviados/recebidos pelo usuário; fornece recursos privados de vídeo e chamadas de voz; e permite gerenciar dispositivos vinculados. Além disso, é possível criar grupos criptografados e adicionar membros a estes.

Por ser de código aberto, qualquer pessoa com um bom entendimento de protocolos de segurança e criptografia pode verificar o código-fonte do Signal. Este, aliás, é um dos pontos fortes do serviço, afinal de contas, você já deu uma olhada no código-fonte do WhatsApp?

 

2 - Threema 

O Threema é um aplicativo pago, custa R$ 10,90 na App Store, e R$ 9,49 na Play Store. Isso provavelmente acontece porque este é um dos únicos, senão o único aplicativo de mensagens que não solicita número de telefone ou ID de email para registrar um conta.

O app gera um ID de usuário aleatório que permite enviar ou receber mensagens anonimamente. A melhor analogia ao funcionamento dos servidores do Threema é com o trabalho de um carteiro, que leva as cartas às pessoas sem conhecer o conteúdo das mensagens. Depois que a mensagem é entregue ao usuário, ela é excluída do servidor automaticamente. Ao contrário do que é feito, por exemplo, com o Telegram, que mantém os dados armazenados na nuvem, mesmo que criptografados (a não ser que se use o recurso Chat Secreto).

A Threema também emprega criptografia de ponta a ponta e, assim como o Whatsapp, pode ser acessado na área de trabalho. O aplicativo inclui um sistema de verificação de contato que impede que usuários falsos entrem em contato com você.

O Threema ainda permite fazer backup de ID, mensagens e outros dados. Suporta emojis, conversas em grupo e tem modo noturno, mas não suporta chamadas de vídeo.

 

Fonte: Olhar Digital

voltar